Universitários dão dicas para quem vai fazer as provas.
O Enem será aplicado, pela segunda vez, como seleção para muitas universidades brasileiras. Quatro estudantes aprovados no exame do ano passado para a UFC dão dicas para quem vai fazer a prova em outubro.
Rebeca, João, Caio e Samantha fizeram a prova do último Enem e orientam os candidatos (Diego Marques o polêmico ) |
Faltam dois meses para a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e a preparação se intensifica. As cinco provas (Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática e Linguagens e Códigos, todas elas relacionadas à Tecnologia, além da redação) serão realizadas nos dias 22 e 23 de outubro como processo seletivo de diversas instituições, entre elas a Universidade Federal do Ceará (UFC) e o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).
Na reta final antes do exame, O POVO reuniu quatro jovens que foram aprovados em diferentes cursos da UFC para compartilhar dicas e experiências com os candidatos. “Entrar na faculdade causa muitas mudanças na nossa vida, pois temos mais liberdade e mais responsabilidade”, confessa João Mendes, que foi aprovado em primeiro lugar para Medicina.
“As pessoas ficam preocupadas por estar perto, mas elas têm de estar bem”, afirma Rebeca Matos, que está cursando Ciências Sociais. Ela conta que escolheu o curso como segunda opção, mas que gostando da escolha: “Foi uma surpresa muito boa e está me proporcionando ótimas experiências”.
A oportunidade de escolher o curso depois de ver o resultado da prova também beneficiou Samantha Shara. A jovem explica que sempre pensou em cursar Engenharia de Produção, mas que, após a prova, conheceu - e escolheu - Engenharia de Teleinformática, a segunda opção. “É um curso bem voltado para a tecnologia e se encaixou com o que gosto”.
Em 2010, foi a primeira vez que Caio Farias tentou vestibular, mas ele diz que já treinava em anos anteriores. A maior dificuldade foi a mudança do estilo do vestibular da UFC elaborado pela Coordenadoria de Concursos (CCV) e o Enem. “No começo foi complicado, pois tive que me adaptar às mudanças”, afirma ele.
Para Caio, o mais importante era estudar os assuntos mais cobrados nas provas. Ele diz que não tinha um programa fixo de estudos, mas seguia o conteúdo visto em sala. “Não era sistemático, a quantidade de horas de estudo por dia variava”. Samantha preferiu focar nas disciplinas em que tinha mais dificuldade, especialmente química.
Os quatro jovens concordam quando o assunto é o lazer. Para eles, o tempo para o lazer aliado à disciplina nos estudos foi fundamental. “Eu passei muito tempo estudando, mas sempre tinha uma folga, principalmente no fim de semana. Eu também namorava e jogava bola com os amigos”, conta João.
Rebeca diz que, com ela, o método foi o mesmo: “É preciso ter uma rotina de estudo saudável, sem deixar afetar o bem-estar”.
ENTENDA A NOTÍCIA:
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será realizado nos dias 22 e 23 de outubro. É composto pelas provas de Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática e Linguagens e Códigos e suas tecnologias, além da Redação.
MAIS DICAS:
“Não adianta se desesperar. É muito importante ler jornais e revistas para ficar por dentro das atualidades. Isso me ajudou em muitas questões.”
Samantha Shara, 21 anos, Engenharia de Teleinformática
“É preciso fazer muitos simulados com seriedade, obedecendo ao tempo oficial. É o que vai condicionar o candidato para fazer o exame.”
João Mendes, 18 anos, Medicina
“Agora, é preciso continuar com todo o gás, mas sem pressão. O Enem é um teste físico também, e o nervosismo pode dar fim à prova.”
Rebeca Matos, 21 anos, Ciências Sociais.
“Fazer muitas redações, pelo menos três vezes por semana, ajuda a conhecer o máximo de temas possíveis. Fica fácil fazer um tema conhecido na hora da prova.”
Caio Farias, 17 anos, Direito
Mariana Freire.
Nenhum comentário:
Postar um comentário